Núcleo de Dramaturgia Feminista, com Maria Giulia Pinheiro
O Núcleo de Dramaturgia Feminista começou em 2016, no Pequeno Ato, em São Paulo. Nele, Maria Giulia Pinheiro divide seus estudos estéticos e éticos com questões sobre escrita, performance, dramaturgia e criação, a partir de uma perspectiva decolonial, feminista, antirracista e anticapitalista.
Essa pesquisa estética estruturou uma metodologia formada pelo estudo da tradição de mulheres artistas e algumas das perguntas que elas próprias devolvem ao longo de seus trabalhos.
Em 2020, quando o Núcleo passou a ser online, mais de 300 pessoas de 8 países (Angola, Austrália, Brasil, Colômbia, Chile, Holanda, Moçambique e Portugal) e todas as regiões do Brasil passaram pelo Núcleo de Dramaturgia Feminista. O NDF, apelido carinhoso do Núcleo, lançou os livros Mentiras e outros pequenos furtos: um inventário da verdade (Editora Urutau, 2021) e Epistolária: cartas para a desobediência, a beleza e o fim (Editora Urutau, 2022) além do podcast Corte Perfeito Para (3 temporadas). Além das aulas regulares, há também grupos de estudos temáticos e um acompanhamento de projetos pessoais de cada artista participante.
A décima turma do NDF concluiu seu percurso em agosto de 2023.
Após um ano de pausa, o Núcleo de Dramaturgia Feminista abrirá uma nova turma, com início em setembro de 2024. Para inscrição, escreva para: paramariagiuliapinheiro@gmail.com